Tranquilidade é tudo o que mais queremos quando estamos viajando e acidentes ou problemas de saúde são imprevisíveis, por isso um seguro viagem é tão importante. Infelizmente qualquer um está sujeito a isso e quando falamos, principalmente em viagens internacionais, os gastos e a dor de cabeça podem ser bem grandes, não somente pelos valores (que são altíssimos) mas também o fato de ter que procurar e recorrer a médicos e hospitais em lugares que estamos passeando e conhecendo.
Viajando com crianças ou bebês os cuidados devem aumentar e muito, se estando em nossa casa, perto dos familiares a saúde e seus problemas já nos preocupam, em viagem não ter uma proteção pode acabar com seus planos de passeios.
Ainda mais que toda a rotina da família será alterada principalmente em relação a horários, alimentação e clima. As crianças são mais sensíveis a estas mudanças e toda a empolgação com os passeios também podem resultar em pequenos acidentes.
Por esses e outros motivos, SEMPRE contratamos seguro viagem. Já imaginou ter uma apendicite? Ou pedras nos rins? Deixa eu contar pra vocês, o Cassiano sempre tem alguma pedrinha nova nos rins, descobrimos isso quando eu estava grávida de 6 meses e ele teve a primeira crise, foi bem fácil resolver pois estamos na nossa cidade, com nosso carro e sabíamos qual hospital procurar, mas e se estivéssemos em viagem?
Outro caso é de um casal de amigos que estavam em Orlando e seu filho de 2 anos brincando na piscina do hotel caiu e quebrou o braço, ligaram para a operadora de seguros e foram para o hospital, sendo bem atendidos e todos os procedimentos realizados sem precisar tirar 1 dólar do bolso!
Um bom seguro viagem é fundamental para curtir as férias sem estresse!
Um bom plano possui outras diversas coberturas que são bem importantes e vão além de atendimentos em saúde (serviços médicos e odontológicos), tais como: coberturas especiais para gestantes, viagens com prática de esportes, repatriação (em caso de morte), gastos por atraso de voo, cancelamento de viagem (em caso de morte de parente de primeiro grau ou internamento do segurado – veja sempre o contrato e cláusulas), seguro bagagem, atraso de bagageme tantas outras coberturas. Cada operadora de seguro possui as normas em seus contratos, portanto compare antes de contratar.
Normalmente a contratação é para viagens internacionais, porém fique atento que se sua viagem for nacional e seu plano de saúde regional, você não terá cobertura nas viagens. Por exemplo, se você mora em Curitiba e seu plano é do tipo regional Sul do Brasil ou somente Paraná e vai para o Rio de Janeiro , não terá nenhum tipo de cobertura e terá que pagar por atendimento ou utilizar a rede pública.
Diferença entre seguro viagem e assistência viagem
Tenha em mente que existem seguros de viagem e assistência de viagem, a diferença está em como será realizado o pagamento pelos serviços solicitados.
No seguro viagem, você pagará por todas as despesas e depois solicitará o reembolso, dentro dos limites previstos pela seguradora. Já a assistência em viagem, você entrará em contato com a seguradora antes do seu atendimento e eles o direcionaram para o local de atendimento ou será enviado um profissional até você e sem ter que efetuar pagamento, é tudo pela seguradora!
Em relação aos custos com seguro, posso te garantir que o valor não será nem um valor de uma consulta e ainda poderá pagar parcelado junto a maioria das operadoras.
Por isso, vale a pena observar quais seguradoras possuem cobertura para gestantes, maiores de 70 anos, pessoas com doenças pré-existentes ou para esportes radicais, são fatores que podem alterar o valor do seguro ou encontrar seguradoras que nem realizam contratos para esses grupos específicos. E o seguro para crianças não possui valor diferenciado ao de adulto, fica tudo dentro da mesma faixa de preços!
Eu sempre realizo meus contratos de seguro desde o dia do embarque e procuro fazer a data final para o dia de volta da viagem se for diurna ou coloco 1 dia a mais no caso de chegadas noturnas, pura prevenção, pois penso: vai que o voo atrasa, perdem minha mala em conexão, Curitiba com aeroporto fechado. Já passamos por todas essas situações e os seguros foram bem prestativos!
E qual seguradora escolher?
Fique atento, procure por seguradoras mais conhecidas, que tenham um atendimento rápido, que prestam atendimentos 24 horas.
Nós sempre fazemos cotações e fechamos seguros pela Mondial ou Seguros Promo, a Mondial é uma grande seguradora, possui todos os requisitos que eu prezo em uma compra e a Seguros Promo, que nos oferece um diferencial que é a cotação em um único lugar com grandes seguradoras facilitando assim a comparação de preços e de coberturas disponíveis e que já contratamos seguros da GTA, Travel Acee AssistCard, Mondial, no site da Seguros Promo todas operadoras sempre tem um bom desconto!
Outra dica é não deixar para contratar de última hora, quanto antes contratar menor será o valor. O que mais acontece é este ser um dos itens mais importantes da viagem e acaba sendo deixado como um dos últimos itens a ser adquirido.
Portanto, após a contratação, tenha em mãos (impresso) e em algum email, foto no celular (o que preferir), o contrato e os telefones úteis do seu seguro e não esqueça de deixar esses contatos também com algum familiar. A forma mais comum de contato é o telefone, porém empresas como a Assist Card e Travel Ace possuem aplicativo para auxiliar o atendimento e direcionamento para a rede credenciada.
Opção: Seguro viagem do cartão de crédito
Se você tem um cartão de crédito e adquiriu as passagens através dele, ou pagou as taxas de embarque dessa forma, possui direito a um seguro viagem com a sua operadora de cartões, atenção que não é todo cartão que oferece esse “bônus” e para cada modalidade de cartão (Gold, Platinum, Black e outros) existem coberturas diferentes, prazos em viagem (normalmente de 30 dias de viagem).
A forma de utilização que pode ser através de assistência em viagem (sem pagar nada pelos atendimentos – cuidado: pode existir um limitador) ou através de reembolsos (daí o “barato” pode realmente sair bem mais caro). Observe nos sites dos cartões as cláusulas, coberturas e formas de utilização caso seja necessário.
Gostou das nossas dicas?
Caso tenha alguma dúvida é só mandar um email ou fazer um comentário que em breve responderemos!
Um abraço,
Claudia Pauli