Barcelona com crianças: Em 2017 nos surgiu a oportunidade de ir a Barcelona, no período de 01 a 11 de dezembro, sendo o embarque dia primeiro e chegada a Barcelona dia 02 às 14 horas e saída de Barcelona em 10/12 às 19h55 e desembarque no Brasil dia 11.
Adoramos a ideia de ir para esse lugar e logo veio a dúvida: será que é um lugar legal para crianças? E a estrutura, será que nos atenderia bem, já que Barcelona é uma cidade extremamente antiga?
Vem se inspirar com a gente, contaremos tudo sobre essa viagem: Barcelona com crianças!
Nós sempre preferimos viajar com temperaturas mais quentes, pois morando em Curitiba temos frio e dias cinzas a maior parte do ano. Porém uma viagem a Barcelona nos brilhou aos olhos já no momento da confirmação! Reservamos passagens para nós 4! Primeira viagem do Leo com a gente.
Para começar o planejamento e a programação das nossas atividades dividimos o nosso pequeno tempo entre Barcelona e Madri .
Um Breve Resumo do que esperar de Barcelona
Barcelona é uma das maiores cidades da Espanha em termos de população com quase 4 milhões de habitantes (Barcelona e seus subúrbios), com isso possui quase metade da população da Catalunha, só perde para Madri.
Achei interessante o fato de falarem 2 línguas, o Espanhol e o Catalão, tanto que até as placas oficiais são escritas das duas formas. Grandes pintores como Joan Miró, Salvador Dalí e Antoni Tàpies são de Barcelona. E Barcelona é a cidade de Gaudí, onde vemos suas obras por todos os lugares da cidade. A cultura dessa região é vasta!
E o que falar da gastronomia? Sério, é muito diferente de tudo que já vi, são diversos bares servindo tapas, frutos do mar e é imperdível visitar os mercados de alimentos, como por exemplo a La Boqueria e Mercato del Ninot. E de sobremesa o Crema Catalana, que lembra de leve um creme brulè. Os vinhos são maravilhosos e os preços ótimos!
Caso tenha tempo e se você gostar de vinhos aproveite a oportunidade, não deixe de visitar a região do Cava, onde tem grandes e premiadas adegas.
As lojas da cidade costumam fechar as 20h30 e os restaurantes e bares normalmente funcionam até as 23h. Agora um lugar muito animado a noite é em La Rambla, durante a semana é movimentada mas no final de semana muitos locais e turistas passeiam por ela sem pressa!
Em nosso período entre Barcelona e Madri pegamos 2 feriados, 06/12 Dia de la Constitució (dia da constituição) e 08/12 Immaculada Concepció (Imaculada Conceição). Observe se no período da sua viagem haverá algum feriado!
Como foi nossa Viagem para Barcelona
Compramos passagens para nós 4 e fui preparando nosso roteiro de passeios, cada vez mais empolgada, porém por ser o primeiro ano de vida do Leo, ele ficava doentinho semana sim, semana não e por vezes paramos no pronto-atendimento por até 2 vezes na mesma semana, muito por conta do clima de Curitiba.
Faltando 3 dias para a viagem resolvemos que o Leo não embarcaria, um pouco também porque meus pais e meus sogros estavam apreensivos por causa do frio que pegaríamos lá e também pelo pouco tempo que tinha ocorrido o atentado em La Rambla.
Como mãe, me deu um grande aperto no coração em deixar o meu pequeno e só levar o Gui, já tinha preparado todo roteiro pensando nos dois, mas enfim…teremos se Deus quiser outras oportunidades de levá-lo a Barcelona. Falamos com ele todos os dias e ficou bem!
Mas vamos começar logo né?
A viagem de São Paulo a Barcelona foi muito tranquila, chegamos pontualmente as 14h e foi muito fácil pegar as malas, passar a imigração e na saída optamos por pegar um táxi para nosso hotel, o escolhido foi o Novotel Barcelona City, um ótimo hotel, perto do Shopping Center Glòries e da Torre Agbar (dava para ver do nosso quarto), perto do metrô, adoramos a atenção dos funcionários, a limpeza do quarto era sempre impecável! E wi-fi gratuito!
Outro hotel que nos hospedamos foi o Catalonia Plaza Catalunya, excelente hotel a poucos metros da Plaça de Catalunya, adoramos nossa estadia e tudo que o hotel nos ofereceu de comodidade!
A opção do táxi não é a mais econômica, foi a mais prática, queríamos chegar rápido ao hotel e bater perna pela cidade, ficar parado em Euro é caro kkkk…
Para o dia-a-dia optamos por comprar cartão de metrô de 10 passagens (o Gui passava junto, até 4 anos é gratuito).
Barcelona com crianças – Dia 1
Para este dia tínhamos preparado um roteiro até um pouco abusado para quem chega de uma viagem longa.
Fomos direto a Plaça Catalunya, um dos pontos mais centrais da cidade, lá tem uma loja de departamentos enorme chamada El Corte Inglés de um dos lados da praça, uma loja Apple gigante, tem o Hard Rock Cafe Barcelona, entrada para a La Rambla e não muito longe dali uma loja que eu simplesmente amo que é a Disney Store!
El Corte Inglés – existem vários em Barcelona, porém o da Plaça Catalunya é um dos que ficam abertos até mais tarde, são 9 andares e cada andar é bem específico, o último é a praça de alimentação deles, possui uma vista incrível, realmente é imperdível! Uma dica é comprar as lembrancinhas de Barcelona na loja, compramos em diversos lugares por achar que estava barato e quando encontramos em um dos pisos da loja um setor só disso e bem mais barato que nos pontos turísticos.
Hard Rock Cafe – já virou parada obrigatória em nossas viagens, o cardápio é o tradicional da rede, como não podia faltar, compramos nosso imã de geladeira! O atendimento é excelente e o Gui até ganhou um brinde de uma moça que nos atendeu.
La Rambla – nesse primeiro dia passamos rapidinho por lá, pois as lojas fecham por volta das 20h30. Andamos apenas 3 ou 4 quadras, é enorme! Fomos até a La Boqueria, porém estava fechando, comprei um jámon e um queijo para começar. Tem muita variedade. Não recomendo comer por lá, existem restaurantes bem melhores com valores melhores também.
Barcelona com crianças – Dia 2
Camp Nou – Estádio do Barcelona
O Gui é um apaixonado por futebol e um dos primeiros lugares não poderia ser outro se não o estádio do Barcelona, o Camp Nou. Fomos de metrô e chegamos bem cedo para aproveitar ao máximo nosso dia.
O passeio começa pelo maravilhoso museu do Barcelona, vimos vários troféus e mergulhamos na história do Barça, muitas imagens dos nossos jogadores brasileiros que já passaram por lá, na sequência passamos pelas arquibancadas, sala de imprensa, vestiários e finalmente chegamos ao túnel de acesso ao campo. Abrindo aspas aqui, gente que emoção passar pelo túnel com música e dar de frente com aquele campo imenso e a mega arquibancada. Por último a super loja com todo tipo de produto do Barcelona.
Arenas de Barcelona
Não muito longe do Camp Nou, pegamos o metrô e fomos até o Arenas de Barcelona. Adoraria ter passado mais tempo nesse lugar, que é um centro de compras também! Mas o tempo era curto para tudo o que havíamos planejado para este dia. Fomos ao ponto principal do Arenas que é o seu terraço e realmente é imperdível estando em Barcelona com crianças, é um terraço muito seguro, possui grades em todo ele e a vista de Barcelona de lá é sem igual. O formato é 360 graus e para completar tem diversos restaurantes bem gostosos.
Parc de Montjuïc
Em frente ao Arenas, está também o Parc de Montjuïc com várias atrações para visitação. Fica a dica desde já: se tiver tempo passe o dia (ou boa parte dele) explorando essa região! Esse é o ponto mais alto de Barcelona e as vistas dos mirantes parecem verdadeiras pinturas.
Museu Nacional de Arte Catalã, Fonte Mágica, Estádio Olímpico e Castelo de Montjuïc
Partindo do Arenas em direção ao Parc, logo encontramos colunas com o mesmo estilo de construção das colunas de Veneza , logo a frente na imensa avenida De La Reina Maria Cristina avistamos o Museu Nacional d’Art de Catalunya, uma das construções mais lindas que já vi na vida. Construído na década de 20 e que desde 1934 abriga a coleção de arte mais importante de Barcelona.
Em frente ao museu está a Font Màgica, nessa fonte é realizado um espetáculo de sons e luzes o ano todo, porém com alguns horários diferentes dependendo da época, infelizmente quando fomos os shows eram as sextas e sábados. E melhor de tudo, o espetáculo é gratuito!
Partindo do museu seguimos para o Estádio Olímpico Lluís Companys (que estava fechado), palco da abertura das olimpíadas de 1992.
Nosso último passeio na região foi no Castell de Montjuïc, agora sim no topo de Barcelona com suas vistas espetaculares do porto, de uma boa parte do litoral e de toda cidade. Pegamos o teleférico para descer a colina e essa foi mais uma coisa acertada que fizemos!
Porto Velho de Barcelona – Aquàrium de Barcelona e Monument a Colom
Fomos direto ao Porto Velho de Barcelona, andamos muito e mesmo com o frio foi bem agradável o passeio. Próxima parada Aquàrium de Barcelona.
O Aquàrium é um passeio imperdível se estiver em Barcelona com crianças, este é um dos maiores aquários da Europa, possui três andares e está direcionado a vida marinha do Mediterrâneo, em uma das partes do aquário passamos por um grande túnel onde vemos tubarões, arraias e vários tipos de peixes. Logo depois tem um espaço interativo enorme para as crianças, tem até uma imitação de submarino!
Na saída andamos até o Monument a Colom, na ponta das Ramblas, a localização do monumento não foi ao acaso, em 1493 foi ali que Cristóvão Colombo desembarcou de sua viagem ao Caribe, sendo recebido com honras.
Aproveitamos a noite e ainda passamos na frente da Casa Milà, conhecida como La Pedrera.
Fizemos bastante coisas nesse dia e o Gui foi super parceiro em todos os passeios, paramos por várias vezes para ele comer, usar o banheiro, descansar os pés e tomar um bom café quentinho com churros e também chocolate!
Barcelona com crianças – Dia 3
Sagrada Família
Nesse dia acordamos cedinho, tomamos café da manhã no Shopping Gloriès, bem perto do nosso hotel e logo depois fomos para a visita a Sagrada Família. Reserve seus ingressos com antecedência! Essa com certeza é uma das mais maravilhosas obras do mundo, porém para a finalização de sua construção vai mais algum tempo.
Dica quente: do outro lado da praça está o melhor ponto para as suas fotos, atrás do lago a gente cruzou com vários chineses com suas câmeras poderosas fazendo milhares de fotos, esperamos o bando sair e fizemos nossas milhares de fotos também!
A região é muito legal, passamos um tempo ali observando os moradores, muitos passeando com seus cachorros, as crianças brincando no parquinho e a vida leve que se tem em Barcelona. Não temos dúvidas do quão acolhedora e segura que é essa cidade.
Paseig de Gràcia e Casa Milà
Saindo da Sagrada Família, fomos para uma das ruas mais bonitas e importantes de Barcelona, a Paseig de Gràcia e mais uma vez fomos na Casa Milà (La Pedrera), com sua inconfundível fachada ondulada e esta é a maior contribuição de Gaudí a arquitetura civil de Barcelona, sendo este seu último trabalho antes de dedicar-se à Sagrada Família, entre os anos de 1906 e 1910. A visita ao seu interior é paga!
Na rua lateral tem uma loja de torrones, a Vicens, que existe desde 1775, vale muito a pena a visita e deixar alguns Euros ali!
Casa Batló
Como não podia deixar de ser, visitamos outra obra de Gaudí, a Casa Batló, que além de sua fachada toda decorada e colorida, chama mais atenção ainda o seu telhado cheio de chaminés. A entrada também é paga e a visita é toda interativa, cada visitante consegue ver exatamente como eram os cômodos antigamente. A Casa foi tombada em 2005 pela UNESCO como patrimônio da humanidade.
Perto dali fica o El Nacional, criado para ser e é considerado um complexo gastronômico com cerca de 2.400 metros quadrados. Possui restaurantes e bares para todos os gostos e para chegar ao El Nacional tem que entrar por um “beco”da Paseig de Gràcia, logo nessa entrada tem um letreiro com o nome.
Esse lugar me chamou muita atenção, pois a decoração vintage remete a Barcelona da década de 30 e 40. Comemos um Paella ali, o valor foi bem salgadinho, mas o atendimento impecável! Visitar (e não só usar) o banheiro é outra coisa interessante, é misto e todo decorado, com espelhos no teto (não entendi, mas ok!). E logo na saída tem um espaço com vários espelhos iluminados para a mulherada retocar a maquiagem kkk.
Park Güell
Parc Güell é a nossa próxima parada! E de quem é a obra? Claro, dele: Gaudí! Obra encomendada pelo conde Güell (por isso o nome). Preciso dizer que é incrível? Kkkk
A região do Parc Güell é toda arborizada e foi construído para ser um parque particular. Esse lugar é muito grande e como nosso tempo era curto, visitamos os principais pontos e nos deslumbramos com os pavilhões, a sala das cem colunas que possuem mosaicos no teto numa representação ao sol, a praça de onde se tem vistas lindas de Barcelona e a escadaria dupla. Dentro do complexo tem a Casa Museu Gaudí, bem interessante para visitação.
CosmoCaixa
E o nosso dia acabou? Não mesmo! Fomos de ônibus para o CosmoCaixa. Este é atualmente o museu de ciência de Barcelona, um lugar super interativo que as crianças aproveitam muito, ao todo são 9 andares e as mostras vão desde a Teoria do Big Bang à era da informática.
Achamos bem interessante uma área construída de vidro onde tem uma reconstituição de um trecho inundado da nossa Floresta Amazônica. Saímos de lá já estava escuro e pela distância pegamos um táxi para a Plaça de Catalunya. O transporte dessa região só é coberta por ônibus.
Mais um dia cheio de atrações e muito gratificante ver nosso filho feliz e aproveitando muito cada detalhe dos passeios. Estar em Barcelona com criança é muito gostoso!
Barcelona com crianças – Dia 4 (e infelizmente o último)
Apesar do cansaço do dia anterior, acordamos cedo e visitamos o belo terraço do nosso hotel para ver lá do alto a Torre Agbar com seus 34 andares comerciais, o que faz dele um dos mais altos de Barcelona. O horário mais interessante para vê-lo é a noite, quando fica todo iluminado e colorido, sendo visto de vários pontos da cidade.
Arco de Trionf e Parc de La Ciutadella
Nosso roteiro continua no mesmo ritmo, e logo tomamos o metrô em direção ao Arc de Trionf, que faz entrada ao Parc de La Ciutadella, um dos mais importantes de Barcelona.
Esse parque é enorme e tem uma das fontes mais maravilhosas que já vi. Possui diversas atividades como zoo, passear de bicicleta, andar pelos jardins encontrando estátuas e esculturas, passear ao redor do Castell des Tres Dragons ou simplesmente para relaxar!
Museu de la Xocolata
Bem pertinho do parque está o Museu de la Xocolata, que oferece um passeio bem diferente, pela história do chocolate! Desde a descoberta do cacau na América do Sul até a chegada da primeira máquina de fazer chocolate em Barcelona.
Barceloneta
Estava ansiosa pela próxima parada, fomos para a famosa Barceloneta! E mesmo estando frio tomamos sorvete, afinal estávamos na praia!
Que delícia andar nessa orla, já imagino vir para Barcelona com as crianças no verão!
Catedral de Barcelona
Visitamos a Catedral de Barcelona, que fica bem no coração do bairro gótico, andamos pela região com suas ruas estreitas, com um ar medieval. Passamos pela Plaça Del Rei e o MUHBA (Museu d’Història de Barcelona), andamos pela Carrer del Bisbe e seguimos para a Plaça de Sant Felip Neri. Essa praça tem muita história e ainda é possível ver vestígios que datam de janeiro de 1938, época da Gerra Civil Espanhola.
Neste local tinha uma escola, a igreja de mesmo nome da praça e vários moradores. Em um dos bombardeios, caíram duas bombas na praça matando 42 pessoas e a maioria eram crianças. Gaudí costumava frequentar as missas nessa igreja e no dia de seu acidente fatídico, foi atropelado por um bonde a caminho de uma das missas.
Para finalizarmos nosso dia e nossos passeios fomos para La Rambla!
Conclusão
Ir para Barcelona com crianças é uma excelente viagem, não importa a idade, existem passeios e diversão para todos!
Muita cultura, observamos muito como vivem os barceloneses e principalmente as crianças, que brincam nas ruas e praças livremente, o quanto a cidade se preocupa em acolher seus pequenos.
A gastronomia é vasta e os preços são muito parecidos em todos os locais, não fugindo da nossa expectativa de gastos. Uma coisa que pode fazer seu dinheiro render mais é fazer compras nos mercados: Carrefour e no El Corte Inglès (vários na cidade).
No hotel que ficamos tinha a opção do café da manhã, mas um pouco caro também, preferimos tomar nosso café da manhã na rua e assim conhecermos as opções!
Barcelona é uma cidade muito boa para andar, plana. O transporte público funciona muito bem, seja de metrô, Renfe, ônibus ou táxi (utilizamos o app no celular).
O nosso roteiro pode ser facilmente adaptado para mais dias na cidade e também fazer mais passeios que não tivemos tempo.
Barcelona possui uma boa rede hoteleira, recomendamos os nossos hotéis que foram muito bons, além das nossas expectativas, ambos bem localizados.
E para finalizar, acredito que toda época é muito boa para a visitação!
Gostou das nossas dicas?
Siga o blog também nas nossas redes sociais Instagram e Facebook!
Caso tenha alguma dúvida é só mandar um email para claudia@vouagora.com.br ou fazer um comentário que em breve responderemos!
Um abraço,
Claudia Pauli