Vou Agora

O que fazer em Cancún: Dicas para você planejar a sua viagem

Cancún é um dos destinos que mais atrai turistas no México, onde também os americanos mais frequentam em suas férias. É uma excelente viagem para solteiros e famílias, tem muitos programas para todos. Depois do destino escolhido vem as dúvidas: Quanto tempo ficar em Cancún? Quando ir para Cancún? Onde ficar? Onde comer? Alugar ou não um carro? Qual moeda levar: peso mexicano ou dólar americano? O que fazer em Cancún?  Diversão e descanso estão garantidos! E não há destino no Caribe que seja mais completo!

Vem com a gente que vamos te contar um pouco de tudo!

Cancún é hoje o maior balneário do Caribe, até 1970 era só mais uma praia pouco explorada. Agora encontramos em Cancún um grande desenvolvimento devido ao turismo na região e é bem grande a presença de habitantes vindos de outros países.

Para começar, para entrar em Cancún é necessário ter apenas o passaporte válido, porém se a sua conexão for com os Estados Unidos precisará do visto americano.

No momento não está sendo exigido nenhum tipo de vacina, mas caso faça conexão ou for para algum outro destino verifique a necessidade de vacina, principalmente contra febre amarela. Essa informação você encontra no site da Anvisa.

O período de voo saindo de São Paulo é em torno de 12 horas se pegar só uma parada e conexão no mesmo dia (sem ter que ficar em alguma cidade), portanto, em viagem com crianças preferimos os voos noturnos.

 

Quanto tempo ficar em Cancún?

Em nossa viagem a Cancún ficamos 8 dias completos + ½ dia na chegada e ½ dia na partida. Podemos dizer que esse foi um tempo bem legal, curtimos muito as praias e cada passeio, aproveitamos também nosso hotel com uma praia super tranquila para quem vai com crianças – e este foi um dos grandes motivos pela escolha do nosso hotel!

Porém, tenho que te contar que apenas em uma viagem não é possível fazer todos os programas que tem por lá e não é por viajar com crianças, é que tem muuiittaaa coisa para fazer e conhecer.

 

Quando ir para Cancún?

Claro que primeiro depende de quando você poderá ter as suas férias. Porém existem épocas melhores para a sua visita, mesmo Cancún tendo clima tropical o ano todo e temperaturas médias em torno de 25 graus!

Historicamente, os meses com as maiores temperaturas são junho, julho e agosto. O mês que menos chove é em abril e o que mais chove é setembro.

Junho a setembro também temos os riscos (um pouco distantes) de furacões, temporada que se estende até novembro. A alta temporada em Cancún é de dezembro a março e de julho a agosto, onde os valores para tudo são mais altos – durante todo mês de março ocorre o spring break, mês das maiores festas de estudantes americanos e canadenses e um dos destinos mais procurados por eles é Cancún.

Diante disso, o mês que escolhemos para nossa viagem foi maio!

Época de temperaturas agradáveis, turismo moderado e preços mais baixos em hotéis e na locação de carros!

Em relação aos passeios e alimentação, a impressão que tive é que praticavam os mesmos valores para qualquer época.

 

Onde ficar em Cancún?

Cancún é repleta de opções de hospedagem, oferece desde hotéis mais simples até os hotéis de grandes redes. E a cidade pode ser dividida em 2 regiões: o centro e a zona hoteleira. Na zona hoteleira é com certeza a região mais cara para ficar em Cancún, porém a praia na frente dos hotéis é praticamente exclusiva e outra vantagem é estar mais próximo ao Boulevard Kukulcan, onde estão localizados vários restaurantes, lojas e casas noturnas badaladas.

Procuramos por diversos hotéis, adoramos tudo o que a gente ía vendo, porém estava querendo aproveitar o hotel por 1 ou 2 dias para realmente descansar, aproveitar a praia e uma piscina e me preocupar um pouco menos com o Guilherme em relação a praia, daí que o leque de opções começou a fechar!

Mapa de Cancún

Se você reparar no formato do mapa de Cancún, verá que ele parece um 7, a maioria dos hotéis localizam-se na “perna”do 7 e esta região da zona hoteleira é o lugar onde as praias possuem ondas mais fortes e alguns pontos é difícil entrar no mar por conta também da profundidade. Na “parte de cima do 7”, ficam hotéis mais antigos e menos procurados e a praia bem calma que eu procurava, era ali mesmo que eu queria ficar!

Foi aí que descobrimos através da indicação de uma amiga e visualizando no mapa do Booking.com o nosso hotel perfeito! Ficamos no Beachscape Kin Ha Villas & Suites, pegamos a Suíte de 1 quarto, por possuir uma cozinha e sala privativa! Viajamos com um casal de amigos com filho e eles pegaram essa mesma opção de hospedagem.

 

Por que escolhemos esta opção?

Além da praia calma em frente ao hotel, a localização ser de fácil acesso para qualquer lado de Cancún, ainda nos dava a liberdade para tomarmos nosso café da manhã do nosso jeito e nos fez economizar muito na alimentação, pois também preparávamos nossos lanches para alguns passeios mais distantes.

Esse hotel nos surpreendeu, achamos que o quarto seria mediano, mas o quarto enorme, a sala enorme e a cozinha completa (inclusive com panelas)! Perfeito para uma viagem com crianças!

Em relação aos hotéis all-inclusive, nem cogitamos a hipótese desse tipo de hospedagem, pois a maior parte dos nossos dias passaríamos fora do hotel e esta modalidade é mais cara também!

 

Onde comer em Cancún?

A variedade de restaurantes e opções são bem grandes, já que a cidade vive praticamente do turismo.

Estando no México, uma das coisas que logo nos veio a mente foi a comida bem temperada e picante que alguns amigos comentaram. Eu que não sou fã de comida com pimenta, soube que lá o que mais tem na comida é a dita da pimenta! Comemos em restaurantes “mexicanos” mais turísticos pois assim a comida seria menos apimentada (apesar do Cassiano adorar).

Alguns que visitamos são de redes bem conhecidas como Bubba Gump e Outback. (Faremos um post com os restaurantes em Cancún).

Gorjetas nos restaurantes são bem vindas e esperadas pelos garçons. É praxe pagá-las e variam de 15 a 20% da conta e caso pague com cartão de crédito, você escreve na nota quanto mais quer deixar de gorjeta.

Agora o melhor lugar para comprar comida é no supermercado Chedraui Selecto da Zona Hoteleira. É tudo muito barato, inclusive as lembranças de Cancún são mais baratas e de qualidade muito melhor do que as encontradas nos pontos turísticos (fica a dica: compre no supermercado as lembrancinhas e tequilas). E ainda há a possibilidade de comer dentro do supermercado, no nosso caso, escolhemos camarões enormes e eles foram grelhados na hora!

 

Alugar ou não um carro em Cancún?

Os passeios, pontos turísticos e shoppings em Cancún não são próximos, você terá que ter mobilidade em Cancún. E dependendo do que optar por fazer gastará muito com táxi, operadoras de turismo (passeios com horário de saída e volta) ou utilização de ônibus (que poderá tomar um bom tempo na sua viagem).

A sua CNH é obrigatória para dirigir por lá!

Optamos pelo aluguel de carro pelos seguintes motivos: é a maneira mais econômica de se locomover em Cancún, maior liberdade para fazermos nossos passeios e nossos horários, praticidade para visitar as ruínas maias e praias mais distantes, realizando a reserva com antecedência os valores também são melhores, os estacionamentos em Cancún são baratos e a gasolina também não é cara. Realizamos nossa locação com a RentCars, pelo motivo de já fazer o comparativo de preços e carros das principais locadoras, o pagamento em reais e a possibilidade de pagar parcelado. Nosso carro foi um Jetta zerinho! Levamos do Brasil a cadeirinha de carro do Gui e o carrinho de bebê.

 

Dica: caso você alugue um carro, quando for abastecer acompanhe de perto e verifique se a bomba está no zero e cuide com seu troco, não corra o risco de cair em pequenos golpes!

 

Caso opte por usar táxi em Cancún, Playa Del Carmen ou Tulum, saiba que não existem taxímetros nos carros, que normalmente são afixadas nos terminais de ônibus e pontos de táxi e na zona hoteleira as tarifas são mais altas. Portanto, antes de embarcar combine a tarifa! Cuidado extra: em Cancún, os taxistas têm a fama de tentar cobrar mais caro dos turistas.

 

Qual moeda levar: peso mexicano ou dólar americano?

Vamos direto ao ponto: leve os dois! Em locais mais centrais de Cancún e na zona hoteleira vale muito a pena utilizar dólares para pagamento, normalmente o câmbio nas lojas são mais favoráveis e até mesmo antes de entrar nos lugares tem placas mostrando qual a cotação do dia. Se você precisar trocar seu dinheiro, existem várias pequenas casa de câmbio. Não indicamos alguma específica pois não utilizamos esse serviço.

 

Dica: nos passeios mais distantes (ruínas maias, por exemplo) só aceitam pagamento em pesos mexicanos.

 

Aproveitando esse momento com super dicas, leia nosso post sobre medicamentos e não esqueça de imprimir a listinha do que você pode precisar em sua viagem! Pois dependendo do medicamento que se faça necessário pode ser que não consiga comprá-lo facilmente por lá!

Outro item fundamental para sua viagem: Seguro Viagem!

Para entrar em Cancún não é obrigatório ter um seguro viagem, diferentemente da Europa que é obrigatório.

 

Por que o Seguro Viagem é indispensável?

Porque sua tranquilidade não tem preço! A maioria das atividades em Cancún são aquáticas, passeios de barco, lancha, mergulhos, parques aquáticos, nado com golfinhos. Ou outras situações inesperadas, como mal-estar não podem ser descartados.

Eu estava grávida durante nossa viagem a Cancún e tinha tido problemas semanas antes de embarcarmos. Realizamos a contratação dessa vez com a Mondial, pra mim e para o Guilherme, o meu marido não contratou, foi com o seguro do cartão de crédito. Adivinha quem precisou do seguro?? O Cassiano!

Logo no primeiro dia em Cancún, ele mergulhou na praia em frente ao hotel e na saída começou a reclamar que não estava escutando bem, foi piorando, achamos que era água que não queria sair e no outro dia pela manhã começou a sentir dores.

Entrei em contato com o seguro do cartão e logo fariam contato conosco para os procedimentos, resumindo: não entraram em contato e chamamos o médico indicado pelo hotel. O problema era uma bola de cera bem dura dentro do pavilhão auditivo, o médico retirou e fez uma receita com medicamentos.

O gasto nessa não foi pouco! E o pagamento foi em dinheiro. Nem procuramos mais pelo seguro do cartão, pois o atendimento era emergencial e o seguro não cumpriu com o que nos prometeu.

Depois dessa eu que já era incrédula com seguro de cartão, podem ter certeza que a minha (des)confiança com seguro de cartão já era e ainda soube de pessoas que precisaram e não tiveram atendimento e outros poucos que foram atendidos!

Por isso, eu sempre contrato seguro, é um gasto baixo e que me deixa muito tranquila!

 

O que fazer em Cancún?

Como já falei anteriormente, diversão em Cancún é garantida para todas as idades!

 

Vou agora listar as atividades mais interessantes e imperdíveis em Cancún:

Cancún atrai muitos turistas por ser um dos balneários mais lindos do mundo, seu mar azul turquesa inigualável e as areias branquinhas já são conquistadores na chegada, mas a estrutura e as atividades vão muito além!

A cultura é muito exaltada em todas as regiões e a visita as ruínas maias são impressionantes, é a história de uma grande civilização ao alcance dos nossos olhos.

A oferta de hotéis e a gastronomia são fartas também.

É o conjunto perfeito para as suas férias!

 

Playa Delfines – É a praia pública mais bonita de Cancún, possui faixa larga de areia branquinha, poucos guarda-sóis e quando visitamos estava vazia, o mar é de ondas nessa região, ela é conhecida como “El Mirador” pelas belas vistas do lugar. E é aqui que está o famoso letreiro mais procurado pelos turistas.

Ruínas El Rey – Bem pertinho da Playa Delfines, é um lugar pouco visitado pois trata-se de uma cidade maia “compacta” e muitos turistas visitam as maiores, então não perdem muito tempo nessa. Vá se realmente tiver tempo para isso!

Playa Gaviota Azul – Uma praia muito bonita, bem movimentada e que está bem no lugar de maior movimento de Cancún! Não descarte uma parada nessa praia!

Avenida Tulum – É a parte mais central de Cancún, uma avenida larga e com muito comércio. Legal para passear, comprar os suvenires e também com restaurantes e cafés mais tranquilos que os de praia. Nesta avenida fica o shopping Plaza Las Americas (Av. Tulum, 260), é o melhor shopping de Cancún, imenso!! Todas as melhores marcas estão lá e o estacionamento é muito barato. É pouco frequentado por turistas.

Mercado 28 – Este é o “mercadão” da cidade, muito frequentado pelos mexicanos, possui diversas lojinhas para compras, restaurantes com muita música e alegria! Mas quando for, cuidado, entre no certo a entrada fica na Av. Xel-Ha com a Av. Tankah. Se ficar na dúvida é só perguntar, as pessoas normalmente têm a boa intenção de informar o local correto! Coloque em seu GPS Av Xel-Ha s/n, Mz. 13, SM 28, 77501 Cancún, vai dar certinho lá!

Playa Tortugas – Esta é sem dúvidas uma das melhores praias públicas (para os turistas hospedados no centro, principalmente) para levar as crianças, o mar é calmo e tem uma boa estrutura com restaurantes e guarda-sóis. O valor das refeições é mais em conta também. É dessa praia que partem os ferrys boats para a Isla Mujeres, operados pela Ultramar, pagamos 19 dólares por adulto e o horário de saída era por volta das 9:00h e retorno até as 17:30h. Depois descobrimos que o ferry saindo de Puerto Juárez para Isla Mujeres era mais em conta e saem de lá desde as 5:00h e o horário de retorno é mais a noite. A distância da Playa Tortugas ao terminal marítimo Puerto Juárez é em torno de 10 km.

Se você quer fazer algo diferente em Cancún, um passeio bem legal sai dessa praia também, que é voar de parapente puxado por um barco! A empresa Parasail Cancun faz voos a 80 metros de altura e o melhor, não é necessário experiência alguma! Funciona todos os dias das 9h as 17h. O passeio em Cancún custa 60,00 dólares, entrando no site deles e fazendo seu registro ganha um desconto de 10%! A vista lá do alto é incrível! Tem também a compra das fotos em Full HD e vídeo de todo passeio ao custo de 45,00 dólares e as imagens realmente são lindas!

 

Shopping La Isla – Um dos lugares que gostamos muito de visitar foi o shopping La Isla, um shopping a céu aberto, com muitas lojas famosas e diversos eventos durante o ano todo. O passeio por lá é muito gostoso e uma das coisas que mais nos chamou a atenção foi o Interactive Aquarium Cancún. Na verdade, entramos lá com o intuito de ir nesse aquário, ainda mais que não tínhamos a intensão de fazer compras!

Este aquário tem muitas atividades, lá você poderá tocar em arraias, estrelas do mar e conhecer todo o aquário! Nessa parte da interação com os animais lembrei do filme Procurando Dory, onde os bichinhos tentavam se esconder no aquário da interação kkk.

Nesse aquário também tem um show muito legal de golfinhos e a gente fica bem perto, as crianças amaram e ficaram bem pertinho deles no final, ali também tem nado com golfinhos! Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria. No site deles sempre tem alguma atualização e podem surgir cupons de desconto, em novembro o cupom te dava até 60% de desconto no nado com os golfinhos, dependia do programa escolhido, o menor desconto foi de 40%. Clicando em Get Offer (obter oferta) aparecerão diversos passeios com nado e este ingresso vale a pena, são descontos reais quando aparecem!

 

Dica: quando chegar no La Isla pegue o “The Shopping Guide” (no aeroporto também tem!), sempre tem cupons de desconto para atrações. No meu tinha um cupom de 10,00 dólares para interação com os golfinhos no aquário! Além de um mapinha bem legal com a localização de hotéis, praias públicas, restaurantes e o centro de Cancún, apontando também postos de gasolina! Sei que com app e chip de viagem tudo fica mais fácil, mas eu sou daquelas que tem que ter um mapa na mão kkk.

 

Falando em shopping e compras, o Kukulcan Plaza fica a uns 2km do La Isla e é super procurado por causa da Luxury Avenue, esse lugar é lindo e lojas com Hermès, Bvlgari, Fendi e muitas do mesmo nível estão reunidas nesse lugar! A melhor loja de cosméticos e perfumes também está ali, a Ultrafemme, tem de tudo e os preços são bem melhores que no Brasil.

O FORUM By the Sea, não pode ser considerado um shopping de verdade, tem varias lojinhas vendendo tranqueirinhas que compramos em viagem e lá é que acontece a vida noturna, tem o Coco Bongo, Hard Rock Café e vários outros bares, tem também uma loja bem legal da Harley Davidson!

 

E para completar as compras uma super dica: caso você faça compras na sua viagem, observe se as lojas são afiliadas da MONEYBACK, normalmente elas possuem um adesivo logo na entrada identificando. Você faz as suas compras e receberá de volta a restituição dos impostos (8,9%). Realizando compras em dinheiro o limite máximo são 3.000 pesos mexicanos para restituição e no cartão de crédito é a partir de 1.200 pesos mexicanos sem limite máximo, podendo guardar faturas do mesmo lugar e depois somar para garantir sua restituição. Portanto, guarde TODAS as faturas e tickets pois serão solicitados.

 

São diversos postos para solicitar a restituição e se possível faça ainda na cidade, pois no aeroporto pode demorar o atendimento.

Faremos um post só sobre o MONEYBACK, utilizamos e valeu muito a pena!

 

Mas e os arredores de Cancún??

Sim, visitar os arredores de Cancún deixa essa viagem ainda mais linda e completa!

E caso opte por fazer mais passeios e explorar ainda mais a Riviera Maia, você será surpreendido por tudo que este pedacinho de paraíso poderá te oferecer!

Isla Mujeres, fica relativamente perto de Cancún e seu acesso é por barco saindo da Playa Tortugas ou Puerto Juaréz. Essa ilha é linda e tem muita coisa para fazer por lá. Confira o post de Isla Mujeres aqui!

Cozumel, já ouviu falar desse lugar? Acredito que sim! Essa ilha é bem maior que Isla Mujeres e é nela que se encontra a segunda maior barreira de corais do mundo! O passeio inicia-se em Playa Del Carmen pegando um barco bem maior. Diversos navios de Cruzeiro chegam lá todos os dias! São tantas atividades por lá que contaremos em breve tudo bem descrito.

Playa Del Carmen é aquele refúgio que até pouco tempo não era tão comentado ou explorado, hoje é um dos lugares mais TOP para visitar, a praia é realmente linda, a gastronomia bem variada e o atendimento é excelente onde quer que você vá! A hospedagem em hotéis é mais em conta que em Cancún e possui muitos hostels bacanas. Já vou contando: tente dividir a hospedagem entre Cancún e Playa Del Carmen, vale a pena para você aproveitar os dois lugares, você otimizará seu tempo entre os passeios e é claro, a economia que você poderá fazer compensa muito! Caso queira ir a Tulum (por exemplo) a distância será bem menor, visitar o parque X-Caret é bem perto também (5km) e a saída dos barcos para Cozumel é em Playa!

Perto de Playa del Carmen um passeio imperdível é para Akumal, um lugar incrível para nadar com tartarugas sem ter que pagar valores altíssimos como o nado dos golfinhos!

Entre Cancún e Playa Del Carmen, há um teatro do Cirque du Soleil, com o espetáculo JOYA! O espetáculo conta com estrutura própria, não é um teatro muito grande e o interessante é que este é um espetáculo com jantar incluso. Para quem vai a Cancún com crianças pode ser um programa em família bem legal, mas a entrada só é permitida para maiores de 3 anos. As apresentações são diárias normalmente em dois horários, 18:00h e 21:15h. Os valores começam em torno de 77,00 dólares. Compre seu ingresso antes de ir para lá, através do site.

A localização do Cirque é Carretera Federal Cancun – Playa del Carmen Km 48, 77710 Playa del Carmen, Q.R., México 

Entre Playa Del Carmen e Tulum ficam os três maiores parques da região, mas não são parques montados ao estilo Estados Unidos, são locais preservados e com muitas atividades para toda a família, principalmente no Xcaret, que é o mais procurado! Os outros dois se chamam X-Plor e Xel-Ha.

Em todos você encontrará diversas atrações para um dia inteiro recheado de diversões, mas veja bem qual parque você vai visitar pois algumas atrações são pagas a parte também, como o nado com golfinhos e nado com arraias e tubarões. Para mais informações sobre os preços e atrativos do Xcaret visite o site deles em português.

Visitar Tulum é um pouco distante, mas conhecer as ruínas e visitar o cenote Dos Ojos é um passeio único! O Dos Ojos é um dos maiores conjuntos subterrâneos do mundo, são cerca de 350km de cavernas inundadas.

Outro imperdível para sua viagem é conhecer Chichén Itzá, um lugar considerado Patrimônio da Humanidade, você mergulhará na história da antiga civilização maia!

Valladolid é uma cidadezinha fundada em 1543 no caminho para Chichén Itzá, resolvemos fazer uma parada por lá para almoço e andar pela rua principal, onde encontramos a Igreja de San Gervasio e visitamos a Plaza Principal com uma bela fonte.

Não visitamos Cobá, que também possuem ruínas e fica próxima a Tulum. Em Cobá ainda é possível escalar a pirâmide, diferente de Chichén Itzá, que por motivos de conservação não permitem e acho isso corretíssimo, pois com o desgaste perderíamos com o passar do tempo uma das construções maias mais lindas e antigas do mundo!

 

Tem muita coisa para fazer nesta viagem de sonho né??

Sei que tem muitas pessoas que se sentem mais seguras tendo apoio e assessoria de brasileiros lá fora, outros preferem fechar pacotes de passeios para não ter que se incomodar com programação e ter tudo isso a sua disposição, além de poder garantir preços mais baixos e descontos.

E é por isso que nós indicamos em Cancún os especialistas da Tio Nenê Tours, eles possuem pacotes econômicos e pacotes personalizados focando no que melhor se encaixa para seu perfil e da sua família!

Os contatos podem ser feitos via email e também WhatsApp e as respostas são muito rápidas!! Aaaah e não deixe de perguntar sobre cortesias, pois eles sempre agradam e cuidam de nós como parte de uma grande família! Entre no site e descubra mais essa facilidade!

 

Resumo sobre a viagem

Nossa opinião é unânime sobre essa viagem, um excelente passeio em família, ótimo também se você estiver sozinho ou em um grupo de amigos.

Nossa experiência com a locação de carro: é realmente necessário por economia de tempo, dinheiro e a liberdade para fazer o que você quiser e no seu tempo, estando com crianças mais ainda, pois o tempo deles é diferente do nosso!Nossa experiência com o seguro viagem: na verdade a maior experiência foi a falta dele em um momento de urgência. Então, fazer um seguro é OBRIGATÓRIO para evitar qualquer dor de cabeça!

Nossa experiência com o hotel: foi a melhor possível, chegar e ter seu quarto todo arrumadinho e sem areia não tem preço kkk e o tamanho da cama do hotel nos surpreendeu! Outra coisa que nos deixou bem a vontade foi a cozinha do quarto, onde pudemos fazer nossas refeições e fazer comida do nosso jeito!

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário ali embaixo! Nos ajude a escrever mais e também tirar suas dúvidas!

Siga o blog também nas nossas redes sociais Instagram e Facebook!

Caso tenha alguma dúvida é só mandar um email para claudia@vouagora.com.br ou fazer um comentário que em breve responderemos!

Um abraço,

Claudia Pauli

Sair da versão mobile